Câncer do Colo do Útero

Câncer do Colo do Útero

O câncer de colo do útero, também conhecido como cervical, é um câncer de evolução lenta causado pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV) – um vírus que também pode infectar homens e causar câncer de pênis. Embora o número de casos esteja diminuindo, o câncer de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A infecção pelo HPV, responsável pelo aparecimento das verrugas genitais, ocorre através de relações sexuais, que inclui contato com a pele da vulva, região perineal e perianal. Fatores associados, como tabagismo, baixa da imunidade e más condições de higiene podem contribuir para o seu desenvolvimento.

É preciso esclarecer que a infecção genital por HPV é bastante frequente, mas transitória. Na maioria das vezes, o quadro regride espontaneamente. Contudo, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer de colo do útero.

O uso de preservativo em todas as relações sexuais é indispensável para evitar a infecção pelo HPV e outros agentes de doenças sexualmente transmissíveis.

Principais sintomas

No estágio inicial, o câncer de colo do útero não costuma ter sintomas, podendo evoluir gradativamente.

  • Sangramento fora do período menstrual ou após relação sexual
  • Secreção vaginal anormal
  • Dores abdominais e lombares

Os casos de câncer de colo do útero são curáveis em quase toda sua totalidade, desde que sejam detectados em fase inicial. A avaliação ginecológica, a colposcopia e o exame citopatológico de Papanicolau devem ser realizados periodicamente por toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa. Somente com estes exames é possível identificar lesões precursoras do câncer de colo do útero e da infecção pelo HPV, além de outras possíveis infecções.

Pesquisar

Últimas notícias

Rolar para cima